Compartilhe este texto

Defesas pedem para soltar 7 funcionários da Vale presos

Por Portal Do Holanda

19/02/2019 9h29 — em
Brasil



Manaus/AM - O Tribunal de Justiça informou, nesta segunda-feira (18), que as defesas de sete dos oito funcionários da Vale presos na última sexta-feira (15) já entraram com pedido de Habeas Corpus. Três deles prestaram depoimentos nesta tarde sobre a tragédia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o G1 Minas Gerais, o TJMG explicou que os advogados pedem a soltura de Artur Bastos Ribeiro, Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis, Cristina Heloiza da Silva Malheiros, Renzo Albieri Guimarães Carvalho, Joaquim Pedro de Toledo, Alexandre de Paula Campanha e Hélio Márcio Lopes de Cerqueira.

Artur Bastos, integrante da gerência de geotecnia da Vale e Hélio Marcio Lopes, do setor de risco geotécnicos da empresa prestaram depoimento durante a tarde no Ministério Público (MP). Segundo as investigações, todos estão diretamente envolvidos na segurança e estabilidade da barragem Córrego do Feijão que se rompeu no dia 25 de janeiro. Renzo Albieri também foi ouvido também nesta segunda-feira na Polícia Federal (PF).

Além dos depoimentos dos presos, a força-tarefa, que investiga o rompimento da barragem, disse que também vai ouvir testemunhas. Outro fato será analisar os documentos e trocas de e-mails armazenados nos equipamentos apreendidos.

Segundo a decisão do juiz, os funcionários participaram ativamente da troca de mensagens com funcionários da empresa TUV SUD, que atestou a segurança do local. As conversas teriam ocorrido nos dias 23 e 24 de janeiro, às vésperas do desastre, e tratavam sobre as medições dos piezômetros – aparelhos que medem a pressão da água na estrutura e que indicavam anormalidade na barragem.

O advogado de Artur acompanhou o depoimento do cliente, mas não quis se pronunciar. A reportagem não conseguiu contato com as defesas de Hélio e de Renzo. A Vale já afirmou que considera as prisões desnecessárias, pois os funcionários já haviam prestado depoimento de forma espontânea e sempre estiveram disponíveis para esclarecimentos às autoridades.

A empresa disse também que tem apresentado documentos informações como maior interessada na apuração dos fatos e que permanecerá contribuindo com as investigações.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: barragem, Brumadinho, vale, Brasil

+ Brasil