Compartilhe este texto

STJ decide sobre afastamento de Witzel: julgamento afeta Wilson Lima


Por Raimundo de Holanda

01/09/2020 22h34 — em
Bastidores da Política



A Corte Especial do STJ  reúne nesta quarta-feira para decidir se mantém ou não  o afastamento do governador do Rio, Wilson Witzel . O julgamento interessa ao governador do Amazonas, Wilson Lima,  acusado de liderar uma organização criminosa que, segundo a Policia Federal e a Procuradoria Geral da República, drenou recursos da saúde em negócios  com a compra superfaturada de respiradores. O pedido de afastamento de Lima está na mesa do ministro Benedito Gonçalves, o mesmo que  afastou  Witzel do governo do Rio. Por isso esse julgamento é importante para Lima.

Se 10 dos 15 ministros que compõem a Corte Especial  decidirem que Gonçalves não poderia afastar de forma monocrática um  governador (no caso Witzel), sem que antes o Tribunal deliberasse sobre o recebimento da denúncia ou da instauração de consequente ação penal,  Lima também será beneficiado.

O risco de ser afastado imediatamente cessará, mas não a instauração da ação penal.

Este, entretanto, é um. cenário no qual  poucos apostam para esta quarta-feira. 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.