Compartilhe este texto

Risco de crise no Amazonas: ZFM pode ser entregue a 'peladeiros'


Por Raimundo de Holanda

07/12/2018 19h35 — em
Bastidores da Política



O que é mais difícil: brecar o desmantelamento da Zona Franca ou escolher um nome para comandar a economia do Amazonas? A resposta está, ou deveria estar, com Wilson Lima, eleito para governar o Estado, que pode entrar em crise em janeiro por falta de comando.

Com a escolha de pseudos liberais para dirigir a economia do país, o modelo ZFM está na mira para ser fatia de algum ministério ‘nada a ver’ e acabar sendo desmantelada como sucata.

Nesse momento o Amazonas precisa de um governante com conhecimento de causa, pulso forte e discurso articulado para travar os debates que são esperados em defesa do modelo.

Mas não só isso. Wilson Lima precisará ter a seu lado não ‘meninos de pelada’, mas um secretário de Fazenda com conhecimento técnico à altura e ‘entrosado’ no Confaz.

A advertência é pertinente: O coração financeiro do Amazonas  tornou-se, com a mudança de governo aqui e em Brasília  uma marionete cujos cordões são puxados por muitas mãos, a maioria delas inimigas e morando fora de Manaus. Mudar isso não  é trabalho para estagiários.

Siga-nos no

ASSUNTOS: wilson lima-zfm-bolsonaro-incentivos-fiscais-fazenda

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.