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Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero em SP

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O jornalista Ricardo Boechat, 66, morreu após a queda de um helicóptero em São Paulo nesta segunda-feira (11). O incidente vitimou também o piloto da aeronave, Ronaldo Quattrucci, 56.

A aeronave caiu sobre um caminhão em trecho do Rodoanel que dá acesso à rodovia Anhanguera, na zona oeste de São Paulo.

Segundo testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros, a aeronave Bell Jet Ranger, um modelo de 1975, tentou fazer um pouso de emergência em uma alça de acesso do Rodoanel à av. Anhanguera, na altura do quilômetro 7, sentido Castelo Branco, próximo a um pedágio -local com menos fluxo de veículos.

Na descida, no entanto, ela se chocou com um caminhão que tinha acabado de sair do pedágio. Não se sabe ainda qual o problema que a aeronave apresentou, mas foi a colisão que a fez pegar fogo.

O motorista do caminhão foi socorrido e teve ferimentos leves, diz a Polícia Militar.

De acordo com a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero), o piloto Ronaldo Quattrucci tinha experiência de quase duas décadas como comandante e "seguiu à risca as doutrinas de segurança até o último momento, na tentativa de preservar a vida da tripulação a bordo do helicóptero".

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa RQ Serviços Aéreos Especializados Ltda., dona do helicóptero, não estava autorizada a fazer táxi aéreo, ou seja, a transportar passageiros de forma remunerada.

A empresa estava certificada apenas para prestar Serviços Aéreos Especializados, que incluem aerofotografia, aeroreportagem e aerofilmagem.

"Qualquer outra atividade remunerada fora das mencionadas não poderia ser prestada. Tendo em vista essas informações, a Anac abriu procedimento administrativo para apurar o tipo de transporte que estava sendo realizado no momento do acidente", afirmou a Anac, em nota.

Segundo o engenheiro aeronáutico Shailon Ian, CEO da consultoria Vinci Aeronautica, o transporte irregular de passageiros é "um dos maiores problemas enfrentados na aviação hoje". "Uma empresa de táxi aéreo passa por um processo longo de certificação na Anac com várias exigências que quem pratica o transporte clandestino ou pirata não se submete", afirma.

Para o engenheiro, a data de fabricação da aeronave não é significativa. "Um projeto mais novo tem avanços tecnológicos na fabricação e design que tornam o voo mais seguro, mas isso não é determinante para esse tipo de trajeto, que é curto", diz. Ele afirma que a quantidade de horas de voo e a manutenção periódica são mais importantes para a segurança.

O perito aeronáutico Antonio Nogueira, especializado em investigação de acidentes, tem a mesma opinião. "Aeronave não tem idade, velha ou nova o que importa são as manutenções periódicas. E essa máquina é boa, o modelo é perfeito", afirma.

O caso está sendo apresentado ao 46º Distrito Policial (Perus) e os corpos foram levados ao Núcleo de Antropologia do IML (Instituto Médico Legal) Centro.

Ricardo Boechat estava em Campinas palestrando a convite da farmacêutica Libbs. Apesar disso, a Libbs não confirma que fretou a aeronave. Em nota, a empresa disse que todos os funcionários da empresa estão "profundamente consternados" com a morte de Boechat. A farmacêutica disse lamentar igualmente o falecimento do piloto.

Em nota, o Grupo Bandeirantes, disse lamentar "o súbito falecimento do jornalista" que "além de um profissional muitíssimo conceituado, premiado e admirado, o Brasil perde um grande homem, pai de seis filhos, avô e amado esposo. Estamos todos, funcionários e colaboradores, muito tristes e abalados com esta trágica notícia."

"O jornalismo e o Brasil perderam hoje uma referência insubstituível. E nós, do Grupo Band, perdemos um amigo e profissional que jamais esqueceremos", disse, em nota, João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes.

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