Compartilhe este texto

Mais de 3 toneladas de pescado são apreendidas em embarcação no AM

Por Portal Do Holanda

15/02/2019 21h45 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Dois suspeitos foram detidos durante a apreensão de mais de três toneladas de pescado em uma embarcação na manhã desta quinta-feira (15), por PMs do Comando de Policiamento Ambiental (CPamb), no Amazonas.

 Os peixes são de espécies variadas e, por conta do período de defeso, são protegidos pela legislação ambiental para que possam se reproduzir.

O carregamento era monitorado desde o município Tapauá, distante a 760 quilômetros de Manaus, e foi apreendido quando a embarcação aportou na capital, área da Manaus Moderna. Os policias receberam denúncia de que o pescado estava vindo de Tapauá para Manaus pelo rio. Equipes foram para a balsa onde a embarcação atracaria. No interior do barco, a equipe encontrou, primeiro, 2.428 quilos de sardinha.

A responsável pelo carregamento apresentou a Guia de Trânsito para Pescado com declaração de estoque expedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas o documento apontava quantidade de 1.000 quilos, ou seja, muito inferior ao que foi encontrada pela Polícia Militar. O responsável pelas sardinhas foi detido.

Na fiscalização ainda foram encontrados 142 quilos de pacu no frigorífico da embarcação. Foi nesse momento que o segundo suspeito foi detido. Em algumas caixas de isopor estavam 228 quilos de pirarucu, outros 103 quilos de pacu, 150 quilos de tucunaré e 235 quilos de outras espécies. 

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foi acionado e realizou a autuação dos responsáveis. Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema). O pescado foi doado para instituições de cadastradas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas