Siga o Portal do Holanda

Amazonas

MP recomenda a prefeitura de Lábrea parar de pagar Fundeb de forma irregular

Publicado

em

Manaus/AM - O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Lábrea, expediu, no dia 6 de fevereiro de 2019, recomendação ao Prefeito Municipal, Gean Campos de Barros, e ao Secretário Municipal de Educação, Jesus Batista de Souza, para que o município pare de liberar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a profissionais do magistério que não estejam desempenhando suas funções nas escolas, conforme a Lei n. 11.494/2007. Caso os gestores não acatem a recomendação, serão responsabilizados nas esferas criminal e civil, por atos de improbidade administrativa.

“Em dezembro de 2018, a Promotoria foi procurada pela Associação de Professores Municipais que apresentou a denúncia de que a Prefeitura estava liberando recursos do Fundeb de maneira irregular. A lei prevê que 60% anual do Fundo deve ser destinado para custeio da remuneração dos profissionais do magistério que estejam, de fato, desempenhando suas funções nas escolas”, explicou o Promotor de Justiça Rodrigo Nicoletti.

De acordo com o Promotor, no ano de 2017, os repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ao município de Lábrea ultrapassaram os R$ 30 milhões, sendo cerca de 19 milhões pagos aos professores da educação fundamental e infantil. As despesas com aposentadorias e pensões (inativos) não foram computadas no cálculo do demonstrativo do Fundeb.

Após a reunião com o Presidente da Associação, Edivaldo Nunes dos Santos, foi instaurada Notícia de Fato e, posteriormente, o Inquérito Civil n. 02/2019 para apurar eventual ato de improbidade administrativa do Prefeito Municipal de Lábrea.

O MP-AM deu prazo de dez dias para análise e manifestação quanto a eventual acatamento da recomendação e informações sobre as providências adotadas.

BASTIDORES DA POLÍTICA

Governo Wilson Lima entra em processo de decomposição

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

HORA H ENTREVISTA: ACHILLES FERNANDES, ARQUITETO E DESIGNER DE INTERIORES

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.