Compartilhe este texto

Projeto indígena da FCecon é debatido em evento sobre o tema em Manaus

Por Portal Do Holanda

25/09/2019 16h22 — em
Amazonas


Foto: Valdo Leão / Susam

Manaus/AM - Os projetos de ambiência indígena, fluxo ambulatorial e serviço de navegação, que estão em processo de implantação na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), foram um dos destaques do 1º Encontro Interfederativo de Saúde Indígena no Estado do Amazonas, que acontece em Manaus até esta quarta-feira (25).

Promovido pela Coordenação de Saúde Indígena, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o encontro reúne lideranças estaduais, municipais e indígenas para discutir e articular responsabilidades na Atenção Integral à Saúde da População Indígena no Estado do Amazonas. O encontro começou na terça-feira (24).

Em 2018, a população indígena recebeu 452 atendimentos médicos, entre consultas, quimioterapia e outros serviços na FCecon. Considerando que os povos indígenas são um público específico, com cultura própria, a Fundação formulou os projetos “Ambiência indígena nas enfermarias do 7º e 9º andar”, “Fluxograma ambulatorial para o atendimento do paciente indígena aldeado” e “Serviço de Navegação” para adequar o atendimento de acordo com as necessidades desses pacientes.

As ações foram pensadas com base na vulnerabilidade sociocultural do índio, que vive em aldeias e, assim, preveem grafismos nas paredes, redes para repouso, cardápio com respeito à cultura e crenças indígenas, além da melhoria no fluxo de atendimento nas enfermarias, emergência e internação com o acompanhamento da Enfermeira Navegadora.

“A adequação da ambiência indígena nas enfermarias da FCecon visa ofertar uma atenção integral e cultural aos povos indígenas aldeados, para que possam aceitar e colaborar com o tratamento durante sua internação e permanência”, afirmou Shirley Fragoso, gerente do serviço de Enfermagem da unidade hospitalar e uma das responsáveis pelos projetos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, fcecon, Manaus, saúde indígena, Amazonas

+ Amazonas