Compartilhe este texto

Pílula do dia seguinte só funciona de verdade se for tomada depois da relação

Por Portal Do Holanda

28/08/2018 13h33 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

A eficácia da pílula do dia seguinte aumenta quando o contraceptivo de emergência é tomado logo após a relação sexual desprotegida. Embora a bula do remédio indique que ele pode ser usado em até 72 horas, especialistas recomendam não esperar todo esse tempo. Segundo o médico Drauzio Varella, no terceiro dia após o ato sexual, a pílula perde 50% de sua eficiência.

Eficácia da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte deve ser usada para evitar a gravidez indesejada, mas não como o único método contraceptivo. Ela previne a gestação quando a camisinha estoura, naqueles dias que a mulher esqueceu a pílula anticoncepcional e em situações de sexo desprotegido.

A probabilidade de engravidar é menor quando a pílula do dia seguinte é tomada logo após a relação. Em até 24 horas após a relação, o risco de gravidez é de 5%. Depois desse período, aumenta de 10 para 15%.

O remédio pode ser encontrado nas farmácias em versões de dose única ou em dois comprimidos. Neste caso, a mulher pode tomar a primeira pílula e esperar até 12 horas para tomar a segunda. Ou, para não esquecer, ingerir os dois comprimidos de uma só vez.

A indicação é utilizar o remédio em último caso e não tomar frequentemente, como mais de uma vez por mês. Se houver exageros, a pílula perde a eficácia, aumentando o risco de gravidez. E pode gerar, ainda, uma série de reações no corpo como dores de cabeça, vômitos e alteração no ciclo menstrual.

Como funciona a pílula do dia seguinte?

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a pílula do dia seguinte não é abortiva. A alta taxa hormonal presente no medicamento evita a gravidez bloqueando a ovulação, impedindo o encontro entre o óvulo e o espermatozoide.

Ela não tem efeito prolongado, ou seja, não impede que a ovulação aconteça ainda no mesmo ciclo. Por isso, a recomendação é que todas as relações sexuais sejam feitas com um método contraceptivo.

Se você toma anticoncepcional e ingeriu a pílula do dia seguinte, é preciso esperar a menstruação antes de iniciar uma nova cartela. Agora, se o óvulo já foi fertilizado no ato sexual, a pílula do dia seguinte não consegue interromper a gravidez em andamento. fonte: VIX.com


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar