Compartilhe este texto

Técnica Cone Chinês promete aliviar sintomas de doenças respiratórias

Por Portal Do Holanda

11/09/2018 16h47 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Com a chegada do calor do verão amazônico, as doenças respiratórias voltam a aparecer nos atendimentos hospitalares em Manaus (AM). Gripes, rinite (inflamação do nariz) e sinusite (inflamação dos ossos do nariz) são algumas das figurinhas carimbadas nos hospitais nesta época do ano. Quem sofre com essas doenças, além de ir ao médico, certamente já tentou tratamentos alternativos. Para ajudar no alívio dos incômodos sintomas dessas alergias e doenças, chega a Manaus uma técnica originária da antiga Ásia, conhecida como Cone Chinês.

A especialista Flávia Christtinne explica que o cone é de tecido com cera de abelha e já foi muito utilizada também na Grécia e Egito antigos. "Muitos avós aqui mesmo na região mesmo já usavam nas crianças essa terapia. Uma paciente, quando eu trouxe a técnica para a clínica, contou que a avó dela há muito tempo já usava o cone", conta Flávia.

Segundo a especialista, atualmente o tratamento natural tem como objetivo diminuir o uso de medicamentos, que intoxicam o corpo. "A gente sempre tem que buscar um novo tratamento para cada paciente. Como é uma técnica alternativa, temos relatos de quem já fez uma sessão e conseguiu melhorar, como no caso de pessoas que sofriam com perda de audição e com uma sessão apenas normalizou. A questão mesmo é trazer mais benefícios para mais qualidade de vida", afirma. 

O procedimento é simples e indolor, uma vez que o cone é introduzido pela parte de baixo, a mais fina, na entrada do ouvido. A seguir, acende-se a outra extremidade. Assim que a pequena chama de fogo consome o oxigênio dentro do cone, começa o processo de aspiração do muco e de cerúmen acumulados nas passagens internas e interligadas do ouvido, nariz e garganta. 

E não precisa se preocupar com o medo do produto cair no ouvido, por exemplo, uma vez que o cone é feito para aquecer a região e aumentar o fluxo sanguíneo e energético que podem ser a causa do desconforto ou das dores. "A sessão é rápida e deixamos programada meia hora porque o cone queima em torno de sete minutos, mas nós trabalhamos ainda uma massagem na face", explica. "As sessões podem ser feitas durante três dias seguidos, de dois em dois dias ou ainda uma vez por semana", completa. 

A terapia é indicada também para otites, zumbido nos ouvidos, faringite, amigdalite, circulação linfática lenta, excesso de cerúmen, labirintite e mais. O alívio surge com a desobstrução das vias, estímulo que proporciona clareza na audição e visão, fortalecimento do sistema imunológico e a purificação das energias. A contraindicação é para casos de processos cirúrgicos recentes, cisto no ouvido, mastoidite, corrimentos, osteosclerose, tumores no ouvido e perda de audição congênita. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar