Compartilhe este texto

Dnit discute medidas para garantir navegabilidade durante seca no Amazonas

Por Portal Do Holanda

22/04/2024 14h21 — em
Amazonas


Foto: Divulgação Dnit

Manaus/AM – Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fez uma série de visitas no Amazonas e em outros estados da Região Norte para discutir medidas que garantam a navegabilidade em períodos de seca dos rios. No dia 10 de abril, houve um sobrevoo nas regiões do Tabocal e da Enseada do Rio Madeira, áreas afetadas pela seca histórica ocorrida em 2023.

Representantes da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) inspecionaram os locais e discutiram medidas para aprimorar a infraestrutura hídrica das regiões afetadas, que são vitais durante a seca dos rios, especialmente para navios de grande porte que transportam insumos essenciais para a indústria e o comércio de Manaus.

Em 2023, o departamento fez intervenções emergenciais com dragagens estratégicas em áreas críticas como Codajás, Tabocal e Alto Solimões. O investimento em infraestrutura aquaviária foi de aproximadamente R$ 367 milhões, e para 2024, está previsto um orçamento de R$ 506 milhões para atender às necessidades do modal.

Parte das ações do Dnit são dragagens regulares e monitoramento constante dos pontos mais críticos, como no trecho próximo a Humaitá, no Rio Madeira, para assegurar a continuidade do tráfego aquaviário e minimizar os impactos de futuras estiagens, garantindo a vitalidade econômica e social da região amazônica.

Segundo o diretor da DAQ, Erick Moura, o DNIT lançará um edital de licitação para contratação de serviços de dragagem preventiva na região, juntamente com uma série de outras ações planejadas, como sinalização, estudos hidrológicos e monitoramento ambiental. A previsão é que o edital seja lançado ainda no primeiro semestre deste ano.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas