Secretaria de Educação vai capacitar servidores para utilização do Siged
Manaus/AM - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) firmou parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto para capacitação de servidores das secretarias estaduais a fim de implantar o novo Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged).
A secretária de Assuntos Administrativos da Sefaz-AM, Alana Valério, solicitou que fosse feito um curso na modalidade de ensino a distância (EaD) para compartilhar o sucesso de implantação do novo sistema na pasta, possibilitando assim que os servidores sejam capacitados a operar a nova ferramenta.
O Siged foi criado pelo Decreto nº 42.727, de 8 de setembro de 2020, e oficializado pelo governador Wilson Lima como sistema oficial no âmbito do Poder Executivo estadual para prestar suporte tecnológico ao Sistema de Arquivos e Gestão de Documentos do Estado do Amazonas (Saged-AM), para autuação, produção, tramitação e consulta de processos administrativos eletrônicos no âmbito da Administração Pública do Estado, tornando também mais eficiente e econômica a comunicação entre os órgãos do governo.
Ferramenta
Desenvolvido e cedido gratuitamente pela Sefaz-AM, o Siged será de utilização obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autarquia e fundações, sendo facultativo às empresas estatais. A implantação será gradativa, com prazo máximo de oito meses.
A equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) desenvolve o Siged desde 2011, a partir do sistema cedido pelo governo de Minas Gerais. Porém, a versão amazonense do sistema foi completamente customizada para a realidade da Sefaz-AM e dos órgãos estaduais.
A equipe é capitaneada pelo chefe do Detin, Rodrigo Albuquerque, e composta pelos analistas de TI, Adriano Gomes, Wilson Rocha, Dennys Lyo Santos, Julimar Rian, e pelo gerente de Negócios e Desenvolvimento, Alexandre Guimarães.
Segundo a Sefaz, atualmente 15 órgãos estaduais já avançaram na implantação do Siged. Entre eles estão o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nestes, os processos já rodam eletronicamente, eliminando o papel e conferindo mais segurança na tramitação.
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