Siga o Portal do Holanda
Amazonas precisa respirar Coronavírus

Amazonas precisa respirar

Publicado

em

O Amazonas vive ao menos três grandes crises: a sanitária, com o crescimento dos casos de coronavírus; a econômica, com a paralisia da indústria e do comércio; e a política, que criou volume e força com a “Operação Sangria”, da Polícia Federal, na última terça-feira. São crises que tem consequências na vida dos cidadãos e que precisam ser sanadas.

O Estado não é o governo momentâneo ou virtual. Estado é uma instituição maior, uma sociedade  política da qual todos fazemos parte.  Mas neste momento de tensões, é o mais esquecido e o mais afetado, porque são as crises provocadas pela política que o enfraquecem, afetam o cidadão e tem consequências: perda de competitividade das empresas, encolhimento do espaço econômico, desemprego, enfraquecimento das instituições e insegurança jurídica.

A sensação de que o pior ainda está para acontecer gera um clima de profunda desconfiança - para os negócios (republicanos) e joga uma nuvem de incerteza sobre o futuro.

Enquanto os políticos, de um lado, buscam  se livrar de acusações gravíssimas, outros pensam em eleição. Quem pensa no Estado como coração da sociedade, berço de cidadãos que querem viver, prosperar, trabalhar, ser respeitados, ter  direitos garantidos, ser  bem representados ? Ninguém., porque ninguém consegue separar Estado de Governo.

Essa crise que está aí é responsabilidade dos políticos. Ou de parte deles.  E não se trata de coisa pequena. Para sair dela, o Estado ficará menor e  a conta pelos erros de agora será paga, de alguma forma, pelos cidadãos - o que vai gerar mais pobreza, mais injustiça, mais insegurança.

De certa forma já chegamos ao fundo do poço.


+ BASTIDORES DA POLÍTICA

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.