Compartilhe este texto

Enterros revelam que Covid não mata apenas “bundão” em Manaus


Por Raimundo de Holanda

25/08/2020 22h04 — em
Bastidores da Política



Apesar de começar a prevalecer a tese de que Manaus está imunizada contra o coronavírus, os números mostram que a realidade é outra : Do dia  1 de agosto até esta terça-feira 62 enterros de vítimas de Covid 19 foram registrados.  Os dados são da secretaria que administra os cemitérios da cidade. É verdade que as mortes recuaram em relação a maio-junho. Mas também é verdade que o vírus continua matando.

O que intriga são as mortes ocorridas em casa, sem diagnóstico claro.  São em média cinco por dia, e que podem estar inseridas nas “falhas”de notificação”, ou nas  subnotificações, que só mais tarde são reconhecidas como Covid. O argumento das autoridades é questionável: “os testes demoraram a ser liberados”.

Onde a saúde não é prioridade, e nem sequer chegou-se  a cogitar em testes em massa da população, a manipulação de dados pode ser uma prática. Pode...

Acompanhar os enterros e suas causas parece ser o melhor caminho para detectar o avanço ou não da doença, porque há  uma clara tendência  do governo em  esconder dados - uma prática que ajuda a disseminar  a Covid, atenta contra a vida das pessoas, enquanto empurra o rebanho para as ruas.

Como ninguém quer ser “bundão”- só eles pegam a doença e morrem, segundo o presidente Bolsonaro, todo mundo sai pra rua, soltando as frangas para o vírus, que continua ativo e  mortal

PS: Bolsonaro se referiu a jornalistas "bundões", que, segundo ele, morreriam se pegassem a Covid. LEIA AQUI

BUNDÃO É O JAIR, DIZ DATENA

Siga-nos no

ASSUNTOS: Bolsonaro, jornalista bundão, Manaus, mortes por covid 19

Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.