Compartilhe este texto

Vacinação contra Dengue é ampliada para evitar desperdício de doses

Por Portal Do Holanda

18/04/2024 11h05 — em
Brasil


Foto: Igor Evangelista/Ministério da Saúde

Para evitar o desperdício de doses de vacina contra a dengue próximas ao vencimento, o Ministério da Saúde implementou uma estratégia temporária. Durante a reunião da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) ocorrida na quarta-feira (17), decidiu-se que os municípios com um alto volume de doses a expirar até 30 de abril poderão ampliar a vacinação para a faixa etária de 6 a 16 anos. Essas doses fazem parte do estoque doado ao Brasil em fevereiro.

Caso haja uma baixa adesão à campanha de vacinação, as doses próximas ao vencimento poderão ser administradas ao público abrangido pela bula da vacina da dengue (atenuada), que inclui pessoas de 4 a 59 anos. Essa medida será adotada apenas se necessário, para evitar o desperdício do imunizante.

Os beneficiários desse plano de ação terão a segunda dose garantida. Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), ressalta que essa estratégia se aplica apenas às vacinas com prazo de validade até 30 de abril, enquanto os municípios sem doses desse lote continuarão vacinando o público-alvo de 10 a 14 anos.

O Ministério da Saúde destaca que essa orientação excepcional visa otimizar o uso das vacinas. Anteriormente, o Ministério já havia instruído os estados a redistribuir internamente as doses próximas ao vencimento para outros municípios.

A terceira remessa da vacina da dengue alcançou 686 municípios, totalizando 930 mil doses, incluindo reposições para regiões que realizaram remanejamento. A aquisição total de vacinas contra a dengue para 2024 e 2025 permitirá a imunização de 3,2 milhões de pessoas com as duas doses necessárias.

Além da vacinação, o Brasil continua focado na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O Ministério da Saúde já investiu mais de R$ 93 milhões em recursos para estados e municípios que enfrentam emergências sanitárias, como a dengue, além de destinar mais de R$ 300 milhões para reforçar a Assistência Farmacêutica no SUS, incluindo medicamentos para tratar os sintomas da dengue.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil