Compartilhe este texto

Buia Teatral: Alunos da rede pública assistem seu primeiro espetáculo

Por Portal Do Holanda

19/04/2024 11h25 — em
Manaus


Foto: Divulgação / Hamyle Nobre

Você se lembra da primeira vez que visitou um teatro ou assistiu a um espetáculo? Para muitas pessoas, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo, o acesso a esse universo pode ser desafiador. Para mudar essa realidade, a companhia amazonense "Buia Teatro" está lançando o projeto "Buia Teatral – A primeira vez", que abre as portas do espaço para estudantes da rede pública que não tiveram experiências prévias significativas com as artes.

Foto: Hamyle Nobre

A edição inaugural do projeto, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, do Conselho Estadual de Cultura (CONEC) e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital nº 007/2023 da Lei Paulo Gustavo, acontecerá nos dias 24, 25 e 26, beneficiando 150 jovens do ensino fundamental do Centro Educacional de Tempo Integral João dos Santos Braga.

O fundador da companhia, juntamente com a atriz, figurinista e artista visual Maria Hagge, o produtor cultural Tércio Silva, detalha que a proposta surgiu ao reconhecer as dificuldades de acesso das comunidades periféricas de Manaus às ofertas culturais. O projeto, também contemplado pelo edital Programa Manaus faz Cultura 2023 da Prefeitura de Manaus e que atende ao Programa de Cultura Itinerante do município, foi iniciado com o objetivo de democratizar o acesso ao teatro e fomentar uma cultura de inclusão. 

Foto: Hamyle Nobre

"Nosso objetivo é proporcionar a cada participante a chance de descobrir, explorar e se encantar pelo universo teatral, em um espaço acolhedor e cheio de inspiração. Serão 50 estudantes por sessão e eles terão a oportunidade de assistir a espetáculos com intérprete de libras, participar de conversas enriquecedoras com artistas, conhecer os bastidores e muito mais", destaca Tércio.

O Ceti do Nova Cidade foi o primeiro parceiro do projeto devido ao seu compromisso com a inclusão da arte e cultura no currículo e por estar localizado em uma região com escassez de ofertas culturais. A missão da companhia é oferecer uma experiência cultural completa, transcendendo os limites da plateia, com transporte até o espaço (localizado na rua Dona Libânia, nº 300, Centro) e atividades preparadas para tornar a primeira visita ao teatro uma memória marcante e cheia de significado.

"Queremos integrar comunidades periféricas de Manaus ao cenário artístico-cultural, proporcionando acesso a experiências teatrais enriquecedoras. Buscamos estimular o senso de pertencimento, desmantelar preconceitos e expandir horizontes para uma participação cultural ativa e inclusiva", enfatiza Tércio.

Fonte: Hamyle Nobre

Durante a estreia do projeto, os estudantes assistirão à apresentação de "Bertoldo – O Tubarão que queria ser gente", inspirado em um conto do dramaturgo, romancista e poeta alemão Bertolt Brecht. O espetáculo será seguido de uma roda de conversa com os artistas e técnicos envolvidos, além de uma visita guiada pelas instalações para explorar os aspectos técnicos da produção artística.

Fonte: Hamyle Nobre

De acordo com o sócio fundador do Buia Teatro, muitas crianças e jovens da região veem o teatro como um ambiente elitista e pouco acessível, e o projeto busca transformar essa percepção. "Queremos apresentar o teatro como um espaço acolhedor e relevante para todos, independentemente de seu background social ou econômico. Estamos entusiasmados em tornar o 'Buia Teatral – A primeira vez' uma realidade". 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus